sábado, 3 de dezembro de 2011

Archidy Picado Filho conversa com Farbhen Arievyh


Através da leitura e comentário de um texto do artista Archidy Picado Filho publicado numa rede social em 25/10/2011 surgiu essa agradável conversa entre o veterano Archidy Picado Filho e o artista ascendente Farbhen Arievyh.

Farbhen Arievyh em seu momento "poesia em movimento"
Farbhen Arievyh - Muito bom Archidy, sempre admirei seu talento, pois sempre ouvi falar dos seus trabalhos artísticos. Sou um jovem poeta, desenhista e compositor em busca de um lugar ao sol com o desejo de publicar meus trabalhos literários. Portanto me inspiro em artistas como você, que tem garra, força, vida, luz e paz.
Archidy Picado Filho - Você não precisa buscar seu lugar ao sol, visto que, como dizem, "ele nasce para todos". Mas compreendo que você deva ter todo empenho e disposição de buscar seu lugar na sombra.
Farbhen Arievyh - Sem dúvida. Realmente ainda não havia refletido que a busca para a realização é por um lugar a sombra, ora iluminada pelos raios de sol, ora refrescada pelos ventos do horizonte da felicidade. Muito obrigado por estas palavras. São palavras fortes, com vigor e positivismo que me fazem entender a minha verdadeira essência como artistas. Como poeta, escritor ou desenhista. Como o compositor tímido que através dos sentimentos transcrevo em papeis historias de vida, de amor.
Archidy Picado Filho - Boa sorte em sua empreitada.
Farbhen Arievyh – Obrigado. Estou concluindo o boneco de um livro de poesias e ficarei muito feliz se um dia, você puder ver para me dar sua opinião como profissional que é.
Archidy Picado Filho - É só me enviar, junto com uma foto e um breve currículo.
Farbhen Arievyh – Farei isso breve.
Archidy Picado Filho - Só pra esclarecer: seu livro deve estar mesmo "um boneco" de belo, mas o que você quer fazer dele é UMA BONECA. Precisando, e eu podendo fazer, estou aqui pra auxiliar meus semelhantes a que possam continuar o trabalho que a Vida nos determinou a fazer. Prepare-se para muitos exercícios de humildade e paciência.
Farbhen Arievyh - Eu só tenho a agradecer e fico admirado e sem palavras por tamanho gesto de solidariedade para com seus semelhantes da arte. Um gesto nobre desses só poderia mesmo vir de uma pessoa fantástica, de um artista completo como você.
Archidy Picado Filho - Você tem boa auto-estima a já se considerar "Maravilhoso". (pelo fato de Farbhen Arievyh usar às vezes o pseudônimo Fah Mercury Maravilhoso) Apesar do necessário exercício da humildade a que devem se submeter os artistas - principalmente os grandes - isso é bom.
Farbhen Arievyh - Estou preparado para todos os exercícios de humildade, paciência, fé, esperança e luz.
Archidy Picado Filho - Mas não se deixe humilhar, nem humilhe outros que lhe humilham. PALAVRAS DA SALVAÇÃO.
Farbhen Arievyh - Muito obrigado. Minha auto-estima sempre me ajudou a supera-me na vida, pois desde criança tive que superar traumas, cresci sendo obrigado a superar traumas de uma família complicada, de um padrasto que me batia, me tratava como bicho e me maltratava. Aprendi que a esperança é a ultima que morre, mas descobri que na verdade a esperança nunca morre enquanto estivermos força para superar obstáculos, quedas e medos. Uma coisa boa aprendi desde cedo: nunca devemos pagar o mal com o mal. Devemos sim fazer o bem sempre, mesmo a quem nos fez o mal, nos traz algo indispensável para a vida a felicidade e realização: a presença de Deus no coração.
Archidy Picado Filho - Que suas palavras não sejam vãs repetições do que você um dia ouviu ser conversado entre dois ladrões.
Farbhen Arievyh - Certo tempo de tanto lutar, tentar e levar bordoada da vida eu pensei em desistir. Mas certo dia eu estava em um barzinho com uns amigos, meio triste, confesso. Dai resolvi cantar no karaokê como gosto de fazer vez em quando e a tristeza que eu tinha foi embora com os aplausos que recebi naquele momento.
Farbhen Arievyh - Um jovem senhor, músico aposentado do Rio de Janeiro que agora mora em João Pessoa chegou até mim e me perguntou por que eu estava triste quando fui cantar se Deus me deu algo para eu me alegrar? Se Deus me deu uma voz bela e um belo jeito de cantar.
E conversamos muito. Falei dos meus sonhos e ele me disse taxativo: NÃO DESISTA DAQUILO QUE DEUS LHE DEU: UMA VOZ BELA, CARISMA, UM SORRISO MARAVILHOSO, UM JEITO ÚNICO E INCONFUNDIVEL DE CANTAR. NAO DESISTA DE VOCÊ NUNCA! Eu até me emocionei e resolvi que vou lutar pelos meus sonhos, pelo meu lugar a sombra. Algumas pessoas vieram me parabenizar e o dono do bar me pediu para cantar outras músicas. O jovem senhor me disse: continue compondo, criando suas poesias, desenhando, faça um blog, um twitter, ponha um vídeo no youtube, faça as pessoas conhecerem você e seu trabalho.
Archidy Picado Filho - Bom. É assim que deve ser.
Farbhen Arievyh - E eu estou lutando para conseguir o que todo artista sonha: Fazer parte da vida das pessoas, dos sentimentos, das emoções, da esperança, da paz com a nossa a arte. Com a nossa arte de fazer arte. Agradeço-lhe muito por palavras tão sábias que me fortalecem e me ajudam a seguir em frente, humildade (que é essencial), perseverança e fé. E fico feliz em saber que poderei contar com seu apoio. Muito obrigado mesmo, de coração.
Archidy Picado Filho - Por nada.
Farbhen Arievyh - Vou mandar o boneco do livro para você dar sua opinião assim que tiver pronto. E junto, alguns desenhos meus também.
Archidy Picado Filho - Ok.
Farbhen Arievyh - Mas uso muitas vezes o nome artístico “ Fah Mercury Maravilhoso”
Archidy Picado Filho -  Farbhen Arievyh? ... De qual parte do cosmos você veio? (risos)
Farbhen Arievyh - Meus padrinhos que puseram esse nome. Quando me batizaram meu padrinho disse assim: vamos botar um nome diferente, pois quando ele crescer vai ser um artista e não vai estar a procura de um nome artístico, já vai nascer com um.E assim eu cresci. (risos) Com esse nome. (mais risos)
Archidy Picado Filho – (ao ler o poema Metade) Um romântico espertinho, hem? Para que sua poesia seja mais valiosa, será preciso parar de descrever o que sente seu coração apaixonado e mergulhar na lama primordial do mundo e dos seres a fazer brotar do inferno pequenas fagulhas de Vida. Exagerei. (risos) Mas é isso: quanto mais profundo, melhor.
Farbhen Arievyh – Hum... Muito boa a dica. Vou aplicá-la nas minhas próximas poesias a partir de hoje.
Archidy Picado Filho – (risos) Vou ter que sair. Quando quiser, me envie o arquivo de seu texto.
Farbhen Arievyh - Estou imensamente feliz por ter conversado com você e ter trocado essa experiência maravilhosa. Você é um sábio e um artista completo fantástico.Muito obrigado mesmo, por tudo. Eu sempre acompanho seus textos, suas frases que você posta no face.
Archidy Picado Filho - Obrigado. Volto depois.
Farbhen Arievyh - Eu é que agradeço pelas palavras de incentivo e apoio. Com suas palavras eu passo a acreditar mais em mim, no meu trabalho. E com suas dicas acabei de ter uma inspiração para uma nova poesia mais realística, vibrante, tocante. Farei e mostrarei depois. Espero conversarmos mais vezes. Um forte abraço.Mergulharei sim, nos primórdios mundiais e tirarei de lá todas as fagulhas possíveis, sejam infernais, celestiais ou carnificiais. “Carnificiais?” (risos). Inclusive tenho um poema assim que fiz a tempo atrás chamado PODRIDÃO. Vou faiscar a realidade nua e crua dos abortos da sociedade até a renascença da vida.

Sigam Farbhen Arievyh no twitter: @Farbhen

4 comentários:

  1. Muito show a entrevista, vc merece esta felicidade amigo!!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei encantado com a humildade, o senso de humor, e as grandes digas para seguir a vida de artista, que eh sempre, sempre dificil! Nunca ouvi falar do Picado Filho, mas o achei muito gentil! A forma que vcs dialogaram foi bastante rica, e gostei quando ele diz: "Mas não se deixe humilhar, nem humilhe outros que lhe humilham." Isso ae, mostre o seu talento, e seja paciente, e humilte! Adorei! Boa Sorte, amigo!

    ResponderExcluir
  3. Ha muito tempo eu nao lia algo tão profundo como esta conversa entre dois artistas. Uma conversa bem espontanea onde,ao que me parece,existe a sensibilidade e a preocupação do artista veterano em ensinar e o artista ascendente em aprender e mostrar a que veio. Parabens a Archidy pela humildade de querer mostrar um caminho e se prontificar em ajudar o Farbhen que tem muito o que mostrar a esse país. Pois o verdadeiro artista é aquele que ,ao chegar la,tem a humildade de abrir portas para outros que estão chegando. E parabens Farbhen pelos trabalhos lindos. Amei a poesia. E me apaixonei por esta conversa tão tocante. Sucesso a ambos.

    Elielton Nunes (Letinho) - João Pessoa

    ResponderExcluir